quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prótese Fixa (Coroas e Pontes)

         As próteses fixas são constituídas por coroas, pontes e próteses totais suportadas por implantes.As coroas implante dentário através de um parafuso ou cimentada. Coroa Richmond - No caso de só restar a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar (canal do nervo) existente no interior da raiz. são capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. Quando tal não acontece, a coroa pode ser fixa a um implante dentário através de um parafuso ou cimentada. Coroa Richmond - No caso de só restar a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar (canal do nervo) existente no interior da raiz.
      A ponte é uma restauração protética destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados ponticos.
Os avanços da dentistria permitem hoje uma nova opção, a coroa ou ponte apoiadas em implantes. Nestes casos não é necessário recorrer aos dentes remanescentes para a retenção e apoio da ponte. Do mesmo modo, para a colocação de 1 único dente, já não é preciso fazer uma ponte apoiada nos dentes adjacentes ficando este dente artificial preso ao implante que lhe subjaz.
       Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária. É preciso não confundir estes trabalhos com as coroas acrílicas (os chamados pivots) que por vezes são aplicadas pelos dentistas com objectivo temporário e não têm qualificação nenhuma para serem consideradas como um tipo de restauração fixa permanente. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética, embora seja mais cara que a prótese removível. As coroas e pontes metalo-cerâmicas são feitas com uma estrutura interna em metal que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente. Também poderão só de cerâmica, o que confere uma melhor estética.

Prótese Removível (Acrílicas e Esqueléticas)

   As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.
   As próteses parciais removíveis em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas por razões sócio económicas. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.
    As totais removíveis, mais conhecidas como dentaduras, são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente.prótese acrílica superior de 13 dentes Mantém-se na boca pela acção conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca). A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.
     Os dentes utilizados quer nas parciais quer nas totais são normalmente dentes pré-fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré fabricados em porcelana a pedido do paciente. Haverá um custo acrescido neste caso. Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo. Por outro lado são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso alvéolar por serem mais duros. Há porém que ter em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues.
     A única vantagem aparente da prótese removível sobre a prótese fixa é de ordem económica. Se considerarmos a sua menor duração e a potencialidade de levar à perca de mais dentes num período reduzido, fácilmente compreenderemos que nem essa vantagem existe. Este tipo de prótese só pode ser considerada numa perspetiva temporária.

Prótese Dentária


        A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indirecta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender directamente o paciente.
  • Prótese dentária fixa
Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes:
As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele.Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.
  • Prótese dentária removível
Podem ser cofeccionadas de várias formas. Por serem removíveis tem a vatagem de poderem ser retiradas para higienização. Podem ser retidas por grampos, Attachments ou telescópica. As Próteses telescópicas vêm sendo utilizadas desde 1950, na odontologia para a reabilitação de arcadas dentárias parcialmente desprovidas de dentes. Existem centenas de trabalhos científicos que comprovam a superioridade destas próteses com relação a estética e conforto no uso, além dos benefícios para a higiene bucal que este tipo de prótese proporciona devido a possibilidade de o próprio usuário poder remove-la para limpeza, sendo considerada a primeira escolha em reabilitações de pacientes que sofreram extrações. Telescópica, o nome vem do tipo de sistema de encaixe da prótese nos dentes. São dois copos de metal, onde um cabe perfeitamente dentro do outro. O menor fica revestindo os dentes e implantes e o maior embutido na prótese. Finalmente vem a terceira estrutura de metal que será revestida com o material estético. Este sistema proporciona segurança pois a prótese fica retida por fricção entre os dois copos. Problemas periodontais, são facilmente controlados pelo próprio paciente. Que, como se pode perceber, nas figuras (2 e 3), sem estar utilizando a prótese, os dentes ficam protegidos por uma fina camada de ouro. Utilizando as escovas de dentes e "escova" inter-dental, proporciona-se a limpeza eficiente da gengiva marginal, após o tratamento periodontal.
  • Prótese maxilofacial
Apesar da importância dos implantes dentários, os autores não consideram a implantologia como uma divisão principal da prótese dentária. Em vez disso, os implantes são considerados auxiliares da terapia fixa, removível ou maxilofacial.

        Vários esforços têm sido realizados para padronizar a terminologia odontológica, iniciando por uma compilação de termos odontológicos realizados pelo Dr. Louis Ottofy's em 1923. Esse documento melhorou muito a comunicação dentro da Odontologia. De acordo com seu desenvolvimento, novos materiais e técnicas foram introduzidas. O aumento do conhecimento de especialidades odontológicas enquanto terminologias odontológicas continuaram a ser desenvolvidas. O maior avanço da terminologia protética aconteceu em 1956, quando a Academia de Prótese Dentária publicou o Glossário de Termos em Prótese Dentária. Desde então, a publicação tem sido atualizada regularmente. Atualmente o glossário é publicado a cada dois anos no Journal of Prothetic Dentistry.


Importância da Anatomia em Prótese Dentária Total

           O conhecimento das estruturas anatômicas da cavidade oral é fundamental para
realização do tratamento protético, bem como das alterações ocorridas nos tecidos ósseo,gengival, muscular e nas articulações têmporo-mandibulares (ATM) com a perda dosdentes. Tais modificações afetam a mastigação, fonação, estética e conforto do paciente.Alterações como reabsorção óssea, hipotonicidade muscular e disfunções da ATM podemser amenizados com um tratamento reabilitador protético adequado. 
 O entendimento destes processos propicia a realização de uma reabilitação consciente, suprindo as necessidades e expectativas do paciente e proporcionando satisfação ao dentista. Assim, na confecção dessa prótese deve-se respeitar os limites anatômicos e fisiológicos daatuação da musculatura envolvida, analisar a área de rebordo residual, definindocorretamente a área chapeavel, diagnosticar a presença de bridas e torus e no assoalhobucal deve-se respeitar o freio lingual, as inserções dos músculos genioglosso e o fórnixgengival. Conhecer e respeitar as estruturas anatômicas é essencial para a obtenção desucesso no tratamento de indivíduos desdentados totais.

domingo, 5 de junho de 2011

Foto da Molécula DNA

Colegas que estão me divulgando

http://tiagaodontologia2011.blogspot.com/

http://eridanoliveira.blogspot.com/

http://anniodontogenetica.blogspot.com/

http://valdemir2011.blogspot.com/

http://blogodonto.blogspot.com/

http://wiltonodonto.blogspot.com/

http://alexandreodonto.blogspot.com/

Colegas que eu estou divulgando


Visita a APAE de Caio raull
vídeo da Almira
Vídeo de Wilton
Vídeo de Alexandre
Vídeo da Anni
Vídeo  de Marcos George
Vídeo da Tiaga
Vídeo da Nayara
Vídeo da Eridan
Vídeo da Isabela
Vídeo de Valdemir


Entrevista

1°-EM SEU PONTO DE VISTA QUAL O ENVOLVIMENTO DA IMPLANTODONTIA COM GENETICA?


  SEM A GENÉTICA NÃO HAVERIA   SUCESSO NA IMPLANDONTIA. EM QUE AS CELULAS TRONCO MESENQUIMAIS ORIGINANDO DO ESTROMA DA MEDULA ÓSSEA HUMANA POSSUEM GRANDE CAPACIDADE DE DIFERENÇAO EM TECIDOS, INCLUSIVE OSSO. CULTURAS DE CELULAS TRONCO MESENQUIMAIS IN VITRO PODEM SOFREM OSTEOINDUÇÃO E PRODUZIR CELULAS DOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA LINHAGEM OSTEOBLASTICA. POIS  A BUSCA DE UM ARCABOUÇO ADEQUADO QUANTO A SUA CAPACIDADE OSTEONCONDUTORA E OSTEINDUTORA VEM SENDO UM DOS GRANDES DESAFIOS DA ENGENHARIA TECIDUAL OSSEA.
                      COM A ADVENTO DA BIOLOGIA MOLECULAR E EM PARTICULAR, DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBRIMENTO , AUMENTO SUBSTANCIALMENTO O ENTENDIMENTO SOBRE AS MOLECULAS QUE INDUZEM A FORMAÇÃO E O CRESCIMETO OSEEOS. ESSES MÉTODO TEM PERMITIDO A PRODUÇAO DE GRANDE QUANTIDADE DESSSAS PROTEINAS. ASSIM , MULTIPLICAR BMPS  QUE É MUITO IMPORTANTE NOS ENXERTOS, TENDO SUA AÇÃO CELULAR E ATIVIDADE OSTEOGÊNICA CARACTERIZADA IN VIVO..
                              O METABOLISMO ÓSSEO É MANTIDO POR UM CONTÍNUO PROCESSO DE REABSORÇÃO E NEOFORMAÇÃO ÓSSEA. DOIS MECANISMO TEM SIDO POSTULADOS PARA O CONTROLE DESSE PROCESSO  A REGULAÇÃO SISTÊMICA , POR MEIO DE HORMONIOS REGULADORES DA TAXA DE CÁLCIO E FOSFATO , A REGULAÇÃO LOCAL, QUE OCORRE A PARTICIPAÇÃO DE FATORES DE CRESCIMENTO QUE ATUAM SOBRE CELS MESENQUIMAS INDIFERENCIADAS , RESULTANDO EM NEOFORMAÇÃO ÓSSEA.
                                    NÃO HÁ DÚVIDA QUE O ÓSSEO AUTOGENO É MELHOR TIPO DE ENXERTO PARA  AREPOSIÇÃO DE FALHAS ÓSSEAS PROCURANDO CRIAR CONDIÇÕES NECESSARIAS PARA OBTENÇÃO DO SUCESSO CIRURGICO E PROTÉTICO NO QUE TANGE À FUNÇÃO E  ESTÉTICA  FRENTE A REABILITAÇOES OU PATOLOGIAS.SUA CAPADIDADE OSTEOGENICA ,OSTEOINDUTORA E ESTA CONDUTORA É GRANDE DIFERENCIAL DE QUANTIDADE  QUANDO COMPARANDO A OUTROS TIPOS DE ENXENTOS.
                                 POR ISSO QUE O SUCESSO E O EXITO DA IMPLANDONTIA É GRANDE, GRAÇAS A GÉNETICA.

2 °-EM QUE PESQUISA ESTA TRABALHANDO?
 A MINHA PESQUISA É SOBRE O EFEITO DA APLICAÇAO DO SELANTE E DE CICLOS TÉRMICOS NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE CONDICIONADORES DE TECIDOS À RESINA ACRÍLICA.

3°-QUAL  A DURAÇÃO DA SUA PESQUISA?
     FAZ UM ANO E MEIO, SOU A PRIMEIRA DA TURMA A CONCLUIR. QUE ESTOU DEFENDENDO AGORA ESSE MÊS A MINHA TESE E CONCLUINDO O DOUTORADO.
 
4 °-VOCE SE SENTE MOTIVADA NA PESQUISA E PORQUE?
    E MUITO BOM SABER DAS COISAS. A PESQUISAS É O QUE FAZ ADQUIRIR CONHECIMENTOS, É UMA  PENA QUE AQUI NÃO TRABALHEM MAIS NESTA LINHA DE PESQUISAS COM OS ALUNOS . PRINCIPAMENTE INCENTIVAR O ALUNO A PESQUISA, ISTO É BOM PARA O ALUNO COMO PARA FACULDADE.

5 °-QUANTO CUSTA UMA PESQUISA DESTE PORTE?
 VOU GASTANDO OS 20 MIL SÓ NA PESQUISA OU ATÉ MAIS,NO CURSO TOTAL DO CURSO FICA EM TORNO DE  OS 180 MIL.

6°-QUAIS OS BENEFICIOS QUE ESTA PESQUISA TRARA PARA IMPLANTODONTIA?
    ESTA  PESQUISA, TRAS BASTANTE BENEFICIOS PARA IMPLANDONTIA, POIS PRECISAMOS ESTAR REEMBASANDO A PROTESE SOBRE IMPLANTE CONSTANTEMENTE,ESTAMOS QUERENDO DESCOBRIR TECNICAS QUE DE MAIS DURABILIDADE A ESSES MATERIAIS, LIVRES DE ACUMULO DE BACTERIAS. PRINCIPALMENTE PROTESE SOBRE ENXERTOS DENTÁRIOS E SOBRE IMPLANTE QUE NÃO FOI DADO CARGA IMEDIATA.     

Entrevistada:Dra Francisca Neta Correia Sampaio Soares
                              Instituto São Leopoldo Mandic-Campinas-SP
                                   sampaioneta@yahoo.com.br 
Consultório: Rua São Luiz 346-Centro Juazeiro do Norte
               Tel:35112606