sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fichamento n° 04


4) MELO, S.P., HAG, S.R. Intervenção fonoaudiológica na síndrome Cri-du-chat: relato de caso. Rev CEFAC, São Paulo, v.6, n.2, p. 121-26, abr-jun, 2004.

O objetivo deste relato é apresentar aspectos clínicos, diagnóstico e evolução de um caso com síndrome Cri-Du-Chat em acompanhamento fonoaudiológico. O caso relatado envolve uma criança de 5 anos de 5 meses do gênero feminino. A criança iniciou o primeiro período de atendimento fonoaudiológico aos 2 anos e 4 meses de idade, permanecendo neste por 1 ano. Ela foi encaminhada para escola especial e aos 3 anos e 4 meses recebeu o diagnóstico da doença cromossômica 5p- pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, reiniciando atendimento fonoaudiológico um ano e meio depois, aos 4 anos e 9 meses de idade, com o mesmo profissional. A avaliação fonoaudiológica da criança incluiu aspectos físicos, linguagem e atividade lúdica, diante da qual foi feito o planejamento terapêutico. O atendimento feito neste estudo durou 2 anos e 5 meses com freqüência de duas vezes por semana. O processo terapêutico envolveu melhora da compreensão da linguagem oral, melhora do contato social, orientação à família, promoção do início do uso de gestos e palavras com fim comunicativo, estimulação da brincadeira simbólica. Conclui-se que a criança em questão apresenta características fenotípicas da síndrome Cri-du-Chat e características alteradas do desenvolvimento neuropsicomotor, de linguagem e fala, como relatadas na literatura. Os achados revelam a importância da divulgação dos sinais e sintomas da síndrome Cri-du-Chat, assim como a realização do diagnóstico e dos encaminhamentos para tratamento o mais rápido possível, isso pode interferir significativamente nos casos.

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